PSICOLOGIA PENITENCIÁRIA
A psicologia penitenciária é a área da psicologia que atua dentro de instituições prisionais. Também conhecida como psicologia carcerária, a psicologia penitenciária age de forma analítica e intervencionista. O psicólogo penitenciário é responsável por cuidar da saúde mental de detentos, evitar e resolver conflitos, atuar nas inter-relações no âmbito prisional, prestar pareceres a juízes na definição de sentenças, e intervir no próprio sistema carcerário, analisando o que pode ser alterado e propondo mudanças para aumentar a eficiência e a eficácia de prisões. O curso de Psicologia Penitenciária trata de conceitos, formas de atuação e dados do sistema prisional nacional.
A quem o curso é destinado
O curso livre de Psicologia Penitenciária é destinado a estudantes e profissionais de psicologia que atuam ou desejam atuar dentro de presídios na análise e recuperação de detentos, bem como do sistema prisional. Destinado também para quem deseja ter mais conhecimentos sobre o assunto.
Certificado
15h de atividade complementar
PROFESSORES
ANALU LEHMKUHL
Psicóloga CRP 08/10789. Especialista em Ciências da Família com Ênfase em Saúde Mental (UNIPAN); Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Direitos Humanos (UEPG); Especialista em Psicoterapia Individual e Familiar (INTERCEF); Especialista em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental (UNINTER); Funcionária Pública Estadual pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, tendo atuado também na Secretaria da Justiça e Cidadania - PR; Atua com Psicologia Jurídica/ Criminal no Sistema Penitenciário do Paraná (DEPEN - PR) desde 2008; Desenvolve trabalhos de atendimento psicológico à população privada de liberdade e também na Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), na coordenação de cursos de formação e capacitação voltados aos servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN - PR).
ANDREYA ARRUDA
Psicóloga com formação em Psicoterapia breve focal, especialista em Segurança Pública e Psicologia Jurídica, Mediadora e Conciliadora Judicial pelo CNJ; Professora de Psicologia Jurídica da Unichristus; Atualmente, coordenadora das Equipes Psicossociais da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
BRUNA BISPO
Psicóloga jurídica, forense e penitenciária; Perita TJSP; Especialista em análise do comportamento e saúde mental.