CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Neurociência e o crime: a culpa é do cérebro?
- Bases neurais das emoções;
- Julgamento moral e ético e a tomada de decisão;
- Cérebro e a Ciência Comportamental;
- Comportamento desviante, psicopatológico, violento e criminoso
- Afinal, a culpa é do Cérebro? A interface Neurociência e o direito no crime, transtornos mentais e aspectos legais.
A quem o curso é destinado
O curso é destinado para profissionais e estudantes da área da saúde, direito, psicologia e ciências forenses. O objetivo do curso é apresentar as evidências neurocientíficas mais recentes sobre o cérebro e o comportamento humano. Como as bases neurais das emoções e da cognição modulam o comportamento, e os fatores biopsicossociais explicam comportamentos que desviam da normalidade? A interface neurociência-direito propõe uma maior investigação nas motivações do comportamento criminoso e quais condutas devem ser abordadas em face do funcionamento cerebral, da ética e da responsabilidade individual. O curso oferece aos profissionais e estudantes um amplo conhecimento da neurociência e do comportamento para aplicarem em suas áreas.
BRUNA VALÉRIO
Biomédica (Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2014) e doutora em Neurociências (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2019). Neurocientista focada nas bases neurais das doenças/transtornos mentais e como o comportamento humano é afetado por elas. Como linha de pesquisa, investiga as alterações cerebrais (celulares, estruturais e funcionais) envolvidas em doenças mentais como Esquizofrenia (modelos transgênicos) e também outros transtornos a partir de observações dos pacientes humanos como pesquisa translacional reversa. Atua na neurociência com ressonância magnética, psiquiatria, técnicas moleculares, neuroanatomia, transtornos mentais
e comportamento, e em paralelo, também investiga a reprodutibilidade e confiabilidade científica na neurociência e ciência biomédica.
Certificado
20h de atividade complementar