Você já ouviu falar em PROFILING CRIMINAL?
Bom, para explicar melhor esse termo podemos dizer que o Profiling Criminal é um dos ramos da análise psíquica e comportamental identificada como “perfilamento” e consiste num processo de análise criminológica que une as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano.
O principal objetivo do Profiling Criminal é a compreensão de padrões psicológicos e comportamentais, com o intuito de contribuir com investigações por meio de tipologias e de probabilidades de predição comportamental (que pode ser traduzido como “perfilamento criminal”) consiste em um processo de análise criminológica que une as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. A partir de um levantamento minucioso e metódico, o “profiler” é chamado a resolver questões contextuais, geográficas e psico-comportamentais, ajudando na solução dos fatos. Por ser uma matéria de certa forma ainda limitada no Brasil, visto que, é um novo modelo de conhecimento e em processo de desenvolvimento, desta forma, os materiais disponíveis que tratam sobre a temática são poucos, e como consequência, a elaboração do conhecimento científico se torna árduo. Nesse sentido, para melhor repassar para vocês sobre o assunto, lançamos esse grande evento com referências na área onde teremos grandes abordagens sobre o assunto.
MINISTRANTES
Rubens Correia Jr, advogado, palestrante e criminólogo, mestre em Ciências pela USP.
Professor de pós-graduação em criminologia, direito penal, criminal profiling, ciências forenses e psicologia jurídica no IPEBJ/SP, UNIT/SE, ESP/MA, PUC/MG, UNIUBE/MG, FACTHUS/ MG dentre outras. Professor de graduação no curso de Direito FACTHUS/MG.
Escritor de livros na área de comportamento violento (Editora Tirant le Blanch). Tradutor de livros na área de psicanálise (Editora Atheneu). Coordenador de curso de Direito FACTHUS/MG.
Pesquisador, escritor, cientista e perito em Análise Comportamental. Titulado como “Train the Trainer” (maior titulação da área). Publicação: Autor do livro: “A Face e suas Emoções - Manual Prático sobre Emoções Universais e Micro Expressões Faciais”, publicado pela Editora Laços/SP, ISBN 978.85.8373. Pioneirismo: Cofundador e treinador do Instituto IMELCO, pioneiro na análise científica comportamental, foi responsável por treinar e capacitar até o ano de 2018 mais de 5.000 profissionais, muitos deles atuantes em diversas mídias. Participou de inúmeros trabalhos científicos e acadêmicos validados por diversas universidades e áreas distintas. Citado em Mestrados e Doutorados. Referência: Tornou-se um dos principais especialistas na área de Microexpressões Faciais, Linguagem Corporal diretamente aplicado na Detecção da Mentira, Influência e Persuasão.
Fernanda De Vargas Psicologa:
Psicóloga, Dra. em Ciências Criminais pela PUCRS,
Mestre em Psicologia da Saúde pela UFSM,
Especialista em Saúde Comunitária pela UFRGS.
Professora convidada do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) de Ribeirão Preto.
Colaboradora do Grupo de Pesquisa:
Pesquisa e Avaliação de Alterações da Cognição Social (PAACS) da UFSM. pesquisa temas como:
Psicopatia, Neuropsicologia Cognitiva e adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa.
Psicólogo de formação, possui pós-graduação em Criminologia forense e especialidade em desenho de Perfis Criminais, completou o doutorado em Ciências Forenses, também recebeu o Doutorado por Causa da Sociedade Mexicana de Criminologia e a Medalha de Mérito Forense da Academia Internacional de Investigadores Forenses pelo desenho do método de elaboração, análise de conduta criminosa para o México; chamado RESETEC, tem promovido a profissionalização do Perfil Criminal no México nos últimos anos 15 anos. Consultor e treinador na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Peru, Panamá, Espanha e Itália. Foi o fundador da Unidade de Análise de Comportamento Criminal do Laboratório Forense em Ciudad Juárez, elaborou o projeto Polícia com Capacidades na Cena do Crime (UEPE) na Polícia de Ciudad Juárez, o projeto executivo “Instituto de Capacitação Policial em Ciudad Juárez e o Requerimento Policial de Detecção de Comportamentos / APIC. Atual presidente da Academia Mexicana de Investigadores Forenses, ele é membro de varias instituições dentre elas: Colégio de Criminologistas e Criminalistas da Guatemala. Instituto de Crimes Forenses do Chile. Membro Honorário do Neuropsique International Learning Institute em Nicarágua. Membro da Sociedade Italiana de Ciências Forenses Instituto Paulista de Estudos.
Matheus de Oliveira Silva (CRP 06/145151).
Mestrando em Psicologia Forense pela UTP.
Pós-graduando em Psicologia Jurídica e Psicologia Investigativa e Criminal Profiling pelo Instituto Paulista de Estudos Bioeticos e Jurídicos - IPEBJ. Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela UNAERP (2017).
Psicólogo Forense, Perito Habilitado TJ/SP e Perito Assistente Técnico Criminal. Proprietário, Coordenador e Docente dos Cursos de Extensão em Analysis Psicologia. Docente em cursos de Especialização em Psicologia Jurídica, Ciências Forenses, Perícia Criminal e Investigação Forense. Palestrante, Consultor e Supervisor em Psicologia Forense, Criminal e Investigativa.
Pós graduanda em Investigação Criminal e Psicologia Forense;
Assistente técnica jurídica em psicologia e perita psicóloga habilitada pelo TJSP. Foi estagiária em uma penitenciária de segurança máxima;
Possui experiência em casos de abuso sexual e profiling criminal de agressores sexuais;
É professora e mentora na inserção de profissionais na área jurídica e forense. Atua na clínica na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental.
CERTIFICADO
30h de atividade complementar.